Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Segunda-Feira, dia 06 de Maio de 2024

Arcoverde com nível apenas Razoável no Índice de Compromisso com Alfabetização do TCE

Política

Arcoverde com nível apenas Razoável no Índice de Compromisso com Alfabetização do TCE

A maioria dos municípios pernambucanos (85%) apresentou um baixo desempenho no Índice de Compromisso com Alfabetização (ICA/TCE), elaborado pelo TCE-PE para medir o compromisso com a execução da política pública para a alfabetização de crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental (6 a 7 anos). Arcoverde acabou ficando com o nível razoável, bem próximo do nível grave.

Denominado “Saber Ler na Idade Certa”, o trabalho se baseou em informações fornecidas pelos 184 municípios pernambucanos, cujo resultado está consolidado em um painel interativo no qual o cidadão pode conhecer a situação de seu município e fazer sugestões na temática.

Segundo os dados do TCE, Arcoverde não atende a política pública para a alfabetização de crianças na LOA (Lei de Diretrizes Orçamentária) e no PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa), não garantindo a alocação de recursos necessários. Outro ponto crítico que o município também não atende é quanto ao Plano de Formação e a Formação Contínua dos professores.

Arcoverde ficou com a pontuação 6,0 com Nível de Criticidade Razoável, ficando a apenas de 0,1 distante do nível Grave (entre 4 e 5,9. Na GRE Arcoverde, o município melhor classificado foi Buíque com a nota de 7,0 e nível Bom.

A avaliação foi feita com base em cinco eixos: legislação, parcerias, formação de alfabetizadores, material de apoio e monitoramento de aprendizagem dos alunos.

Cada município recebeu uma nota de 0 a 10, de acordo com a análise da documentação comprobatória para cada eixo enviada ao TCE-PE. A partir disso, foram classificados em cinco níveis: Desejável (nota 9 a 10), Bom (entre 7 e 8,9), Razoável (entre 6 e 6,9), Grave (entre 4 e 5,9) e Crítico (abaixo de 3,9).

A nota média de Pernambuco foi de 3,9, sendo que 85% dos municípios (156) encontram-se em situação “crítica” (53% do total; 97 municípios), ou “grave” (32%; 59 municípios). Outros 10% (18) ficaram no nível “razoável”, e apenas 4% (7) foram enquadrados no “bom”. Recife, Carnaíba e Igarassu atingiram o nível “desejável” na execução desses cinco eixos da política pública, com notas entre 9 e 10.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política

Topo