Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Quinta-Feira, dia 09 de Maio de 2024

Secretário Claudiano Filho solicita desconto na taxa de licenciamento ambiental para laticínios que atuam com CPF

Agricultura

Secretário Claudiano Filho solicita desconto na taxa de licenciamento ambiental para laticínios que atuam com CPF

Com intenção de estimular e beneficiar a produção de queijo no estado de Pernambuco, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Filho, esteve em reunião pleiteando a concessão da redução da taxa de licenciamento para produtores que atuam no mercado com CPF, atualmente concedido apenas para CNPJ.

A reunião aconteceu com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Antônio Bertotti, o presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), Paulo Lima, o presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), Djalma Paes, e o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco (Sinproleite), Saulo Malta.

Atualmente, a legislação impede de conceder o benefício para os pequenos produtores que mantêm seus laticínios em nome de pessoa física. Por isso, em comum acordo, os órgãos estarão encaminhando uma proposta para que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) analise a possibilidade de mudar a atual legislação, a fim de corrigir e ampliar o desconto para essa atividade considerada de baixo impacto ambiental.

“Queremos fazer o enquadramento na lei atual para pessoa física também, não só jurídica. É um valor que infelizmente muitos produtores não conseguem pagar” afirmou o secretário Claudiano Filho.

Em 2019, Claudiano aprovou o desconto na taxa de licenciamento ambiental para fábricas de laticínios de pequeno e médio porte. Segundo ele, as empresas gastam em média R$ 6 mil na taxa de licenciamento cobrada pelo CPRH.

Saulo Malta, que também é presidente da Câmara Setorial do Leite de Pernambuco, afirmou que este foi um pleito muito solicitado pela categoria. “Financeiramente, o momento atual não é bom, eles estão começando a se reerguer agora no mercado e o valor da taxa é bastante alto. Precisamos de uma resposta positiva”, destacou Malta.

Na reunião também foram discutidos outros assuntos, como a criação de uma reserva ambiental nos municípios de Arcoverde e Águas Belas.

Assessoria de Comunicação 

Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Agricultura

Topo