Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Domingo, dia 28 de Abril de 2024

Resultado do saneamento de Arcoverde é obra de décadas e não de 2 anos

Cidades

Resultado do saneamento de Arcoverde é obra de décadas e não de 2 anos

Na ânsia de tentar angariar pontos de aprovação, o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), comemora nas redes sociais a primeira colocação de Arcoverde em saneamento em Pernambuco, como se fosse fruto de seu governo. Na realidade, é esforço de uma década e a graças a condição de 91% da população viver na cidade, esse trabalho vem avançando.

“Como consequência do trabalho realizado, Arcoverde é apontada como o 1° lugar entre as cidades com saneamento básico em Pernambuco”, diz a postagem ao celebrar o número de 91,54%
dos moradores com esgoto adequado. O que daria algo em torno de 8% da população sem acesso a tratamento de esgoto. Mas esse número não caiu do céu.

Segundo os dados do IBGE, no Censo de 2010, portanto há 12 anos, esse percentual de saneamento de Arcoverde, de famílias com acesso a tratamento de esgoto adequado era de 86,4%, ocupando já naquela época o 2º lugar. De lá para cá, se passaram ainda 2 anos de governo Zeca e 08 anos de Governo Madalena, mas os marqueteiros do governo Wellington acreditam, ou se iludem, de que ele em apenas 2 anos tirou essa diferença de 5,14%. Com certeza não.

Se formos fazer a matemática direta, o ex-prefeito Zeca seria responsável por 0,86% desse índice. Já Madalena Britto ficaria com 3,44% do índice total e o atual prefeito Wellington ficaria com 0,84%. Se a conta for em cima do número de calçamentos, os dois prefeitos anteriores fizeram 7 vezes mais que o atual, portanto, a publicidade mal produzida não bate com a realidade dos fatos. O único primeiro lugar real que o prefeito tem hoje é verdadeiramente o da rejeição.

Porém o verdadeiro número vem da Compesa, através do Painel de Saneamento do TCE. Por ele, o percentual de moradores de Arcoverde que tem realmente saneamento adequado, ou seja, população atendida pelo esgotamento sanitário com a coleta e tratamento de esgoto corresponde a apenas 5,01%. A grande maioria da população tem seus esgotos jogados no meio-ambiente, mas precisamente no Riacho do Mel.

Em 2015, a ex-prefeita Madalena Britto, através do Governo do Estado e Governo Federal, conseguiu a contratação é de R$ 92 milhões para a 2ª etapa da ampliação do sistema de esgotamento sanitário, compreendendo ramais condominiais, 186,42 km de rede coletora, coletores tronco/interceptores, cinco estações elevatórias e módulos complementares. Mais de 18 mil famílias serão beneficiadas com essas obras. O convênio foi assinado à época com o Ministério das Cidades.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cidades

Topo