Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sábado, dia 18 de Maio de 2024

Coluna JPS – Meio Ambiente, Infraestrutura e Urbanização

Cidades

Coluna JPS – Meio Ambiente, Infraestrutura e Urbanização

Edição n°05, Segunda-feira (06) de Dezembro de 2021

Olá meus amigos!!O tema desta nossa coluna será os animais em situação de abandono nas ruas, aproveitando o dezembro verde, mês de conscientização da violência e maus tratos contra animais.

Nosso primeiro questionamento a todos os leitores será o seguinte: Você já viu animais em situação de abandono nas ruas de Arcoverde? Aposto que muitos né isto!!Os principais são cães e gatos, que vagam pelas ruas, sofrendo muitas modalidades de violência; sendo também vetores de transmissão de doenças para humanos, e outros animais; além disso, também geram perigo de acidentes, tais como os veiculares, de ataques e mordidas. Animais abandonados nas ruas muita vezes também destroem sacos de lixo domiciliar, para se alimentar, e acabam atingindo a limpeza urbana.

Mesmo tendo ocorrido a abertura de postos de saúde veterinária, em Arcoverde, as medidas do Poder Público ainda não tiveram o resultado satisfatório de acabar com esse problema do abandono dos animais em situação de rua, e suas consequências. Bastando verificar as páginas das redes sociais das organizações não-governamentais, e demais entes privados, que atuam na proteção, e na causa animal.

É preciso implantar uma estrutura de acolhimento de animais abandonados em situação de rua, financiada com recursos públicos, direcionada ao tratamento médico-veterinário, alimentação de qualidade, intervenções cirúrgicas para esterilização, evitando a procriação desenfreada, e mais, promovendo a pacificação do animal, com convívio com as pessoas, a fim de que possa, em ciclo positivo, ser adotado por uma pessoa ou família, e ganhar tutores. Essas medidas impactam no bem-estar animal, e na própria saúde pública.

Que tal iniciarmos ações práticas, com desdobramentos diretos na causa animal, na proteção e acolhimento de animais em situação de rua. O mês de dezembro chegou, o “dezembro verde”, mês de conscientização contra o abandono, maus tratos, e violência contra animais, especialmente, os em situação de rua, mas até o momento não houve nenhuma movimentação do Poder Público neste sentido, nem prática, muito menos teórica. Estarei enviando um documento para o Presidente da Câmara Municipal e para o Prefeito de Arcoverde, solicitando que sejam criadas pautas legislativas com esse tema (causa animal em situação de abandono), e que Arcoverde adote de uma vez por todas o dezembro verde, como mês de combate e conscientização dos maus tratos contra animais, com campanhas de conscientização e ações públicas.

Um abraço a todos, uma excelente semana!!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cidades

Topo