Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sábado, dia 27 de Abril de 2024

Opinião: O Sonho de Ícaro, as tendências (trends) e as eleições em Arcoverde

Política

Opinião: O Sonho de Ícaro, as tendências (trends) e as eleições em Arcoverde

Em uma das estórias mais conhecidas da mitologia grega, Ícaro e seu pai Dédalo foram condenados a viverem presos no labirinto do Minotauro na ilha de Creta. Decidiram fugir criando asas com penas de pássaros e cera de abelha, para que então pudessem voar o mais alto possível e escapar do seu destino de isolamento. Ao se encantar com o que foi capaz de fazer, Ícaro passa a voar cada vez mais alto, até o ponto em que sua proximidade do Sol derrete a cera que colava suas asas e o condena a cair de volta à Terra, nas profundezas do mar Egeu. A mitologia caiu novamente na Terra do Cardeal

Em Arcoverde, recente pesquisa cai como o conto de Ícaro e suas asas de cera, repetindo cenas já vistas quatro anos atrás, em 2020, quando o mesmo político saía disparado, que dava dó dos quem vinham atrás. A fórmula é a mesma. Diz-se que pesquisa não se contesta, se comenta. A mais recente divulgada pelo Datatrends coloca o ex-deputado Federal Zeca com 51%, a ex-prefeita Madalena com 22% e o prefeito Wellington com 15%. Números de trends que não bate muito com as tendências da vida como ela é.

Quando se analisa os acontecimentos de dezembro de 2023 para março de 2024, assiste-se a letargia da pré-candidatura do ex-deputado que não somou mais nenhum apoio além dos quatro vereadores anunciados no dia 16 de dezembro do ano passado: Célia, Rodrigo, Siqueirinha e Heriberto, que no transcorrer dos meses já tiveram várias diferenças públicas que só pesaram negativamente. Mesmo com uma pré-campanha estagnada, sem novidades, sem adesões significativas, diz o Datatrends que o político cresceu (?), disparou😎.

O integrante fica mais ainda quando se analisa a pré-candidatura da ex-prefeita Madalena, que em dezembro, no mesmo dia em que o quinteto ia para a Itapuama FM, anunciava sua pré-candidatura na Independente FM ao lado apenas dos deputados Waldemar Borges e Lucas Ramos. Nenhum vereador. Passou janeiro, ganhou a adesão dos vereadores João Marcos e Luiza Margarida. Vieram outros nomes como o ex-vereador Niltão, o mais votado até hoje na história de Arcoverde, além de mais de outros 20 pré-candidatos a vereadores e vereadoras. Chega março e a ex-prefeita recebe o apoio de mais dois vereadores: João Taxista e Sargento Brito. Apesar de toda a sua movimentação política, os apoios do prefeito do Recife (João Campos), da Ministra Luciana Santos, deputado federal Pedro Campos, entre outros ganhos, adesões, crescimento nas redes sociais, movimentações, a pesquisa diz que ela caiu, vem lá atrás. Será que as adesões eram bonecos de cera? A socialista nada ganhou com tantas adesões? É discordante, a tendência da realidade não bate com as trends da Data.

Por fim, o prefeito Wellington Maciel que no mesmo período de quatro meses perdeu quatro vereadores, lideranças, manteve a rejeição de meses atrás, se aproximou da ex-prefeita nos números, fazendo o milagre dos peixes, transformando dados negativos em números positivos. É preciso uma premiação a esses entrevistadores, aliás, cientistas. Realmente, as tendências da tal pesquisa não andam paralelo às trends da realidade política dos pré-candidatos e aos seus movimentos em Arcoverde. Mas, pesquisa não se discute, se comenta.

Se não fosse Semana Santa, os quase eleitos já poderiam comemorar com umas doses de 51…Seria uma boa ideia que deixaria Dioniso, o Deus do vinho, da insânia (condição do que é ou está insano) com inveja.

FONTE: A FOLHA DAS CIDADES

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política

Topo