Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sábado, dia 27 de Abril de 2024

Governo Federal autoriza cursos de Medicina em Arcoverde e mais seis cidades

Educação

Governo Federal autoriza cursos de Medicina em Arcoverde e mais seis cidades

O governo federal autorizou a abertura de até 95 novos cursos de medicina, com 5,7 mil vagas, em 1.719 municípios do país. Na quarta-feira (4), o ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, lançaram o edital para a obtenção de autorização de funcionamento de cursos de medicina. Entre as cidades contempladas em Pernambuco estão Arcoverde e outras seis cidades.

A medida ocorre no âmbito da retomada do programa Mais Médicos, que visa ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com a descentralização da oferta de cursos e promoção da qualidade da formação médica. A escolha de Arcoverde é fruto do investimento que foi feito na saúde nos últimos anos, principalmente durante o governo da ex-prefeita Madalena Britto, e abriu as portas para o primeiro curso de Medicina já em funcionamento na cidade.

Em Pernambuco, foram autorizados sete cursos em instituições privadas, nas regiões de Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Ouricuri, Serra Talhada, Caruaru, Limoeiro e Palmares.

O edital vai selecionar propostas por instituições privadas de Instituições de Ensino Superior (IES). As propostas passarão pelas seguintes etapas: análise de admissibilidade, análise da capacidade econômico-financeira da mantenedora, análise de mérito das propostas e análise da experiência regulatória. O resultado das análises será divulgado no dia 23 de agosto de 2024.

Desde 2016 o processo de criação de novos cursos de Medicina estava parado por determinação do governo Temer. O MEC decidiu retomar o processo para aumentar a oferta de médicos no Brasil, chegando ao número de 3,3 profissionais para cada mil habitantes. Arcoverde teve seu primeiro curso de medicina conquistado em 2018 e implantado oficialmente em 2020, durante o governo da ex-prefeita Madalena Britto.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação

Topo