Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Domingo, dia 28 de Abril de 2024

Eleições 2024: Habemus pesquisa?

Política

Eleições 2024: Habemus pesquisa?

Por Djnaldo Galindo

Conforme anunciado por um Blog da capital, na próxima semana será divulgada a mais recente pesquisa sobre a sucessão eleitoral aqui em Arcoverde.

Se houve o registro na justiça eleitoral, a publicação dos números e demais elementos da coleta é obrigatória. Não se pode especular como vêm os números, mas, podemos afirmar que hoje ninguém se aventura a fazer campanha política sem o uso do instrumento da pesquisa de consumo interno, não apenas quantitativa, mas também sobretudo qualitativa. Sendo a última categoria, talvez mais substancial nessa fase da pré campanha, pois, mais importante que saber os números é procurar entender a razão deles.

Logo, posso afirmar com a mais absoluta certeza que os três principais concorrentes em Arcoverde têm em mãos os números de pesquisas internas. É aquela história ” Você sabe o que nós sabemos e nós sabemos o que você sabe.” O que, então, esperar dos números do tal instituto “DataTrends” cujo CNPJ foi apenas registrado em 10/08/2023, ou seja, a 7 meses e 12 dias? Vale ressaltar que foram 400 entrevistas coletadas no último dia 20/03 e ao custo de apenas R$25,00 por questionário. Segundo informações de fontes confiáveis, esse valor não cobre nem os custos mínimos. O que nos leva a deduzir que se ao menos os custos não são os reais, não é leviano desconfiar de todo o resto.

Na última pesquisa divulgada em, 21/12 e realizada pelo Instituto Opinião, Zeca Cavalcanti liderava com o percentual de 43,1%, seguido por Madalena com 25,8%. Esses números foram confrontados com uma pesquisa anterior, em agosto de 2023, do Instituto Multipla que apontou Zeca com os mesmos 43% e Madalena com 23%. Vale ressaltar que desde o dia 21/12 tivemos a ocorrência de diversos fatos políticos favoráveis a ex prefeita Madalena, a exemplo da chegada dos vereadores João Marcos e Luiza Margarida e mais recentemente a adesão dos também vereadores João Taxista e Sargento Brito, cujo o vídeo oficial até o exato momento contava com mais de 27.500 visualizações no Instagram de Madalena.

Em oposição, não houve a ocorrência de nenhum fator positivo em relação a pré campanha do ex-deputado Zeca, mas, ao contrário, tivemos um entrevero público entre o seu provável companheiro de chapa e uma vereadora aliada, bem como a descoberta de uma sinecura na Assembleia Legislativa.

Se os números a serem anunciados ampliarem a diferença pro Zeca, fatalmente cairão em descrédito e se apontarem uma redução por menor que seja na diferença entre os dois principais concorrentes, acenderá a luz amarela na campanha do ex-prefeito. É pagar para ver.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política

Topo