Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Segunda-Feira, dia 29 de Abril de 2024

Audiência vai debater ramal do Canal da Transposição

Política

Audiência vai debater ramal do Canal da Transposição

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, atendendo a um pedido do deputado estadual Eduíno Brito (PP), realiza, na próxima sexta-feira, no plenário da Câmara de Vereadores de Ibimirim, audiência pública com o intuito de discutir encaminhamentos sobre o ramal do canal da Transposição do Rio São Francisco para o Abastecimento do Açude Poço da Cruz e também a revitalização dos Canais de Irrigação.

“Esta nossa proposição visa diminuir os impactos da seca que ainda atinge o Sertão do estado e que é considerada por muitos a maior seca de todos os tempos – embora nos últimos meses estejamos assistindo uma boa precipitação pluviométrica – implicando, no entanto, na chamada “seca verde” de que tanto falam os especialistas. Mesmo assim, a situação do pequeno produtor ainda é muito difícil”, argumenta Eduíno.

Vale lembrar que, em 2012, foram prometidas obras de recuperação do reservatório para que este se tornasse apto para o recebimento das águas da transposição. A ideia é que todo perímetro irrigado passasse por reformas. No caso do perímetro irrigado do Moxotó, se pretendia diversificar as culturas, já que a prevalecente era da banana. Quanto ao reservatório Engenheiro Francisco Sabóia, como é batizado oficialmente o Poço da Cruz, havia o projeto de se aumentar em 1,5m a parede da barragem principal e da auxiliar.

Segundo Eduíno, a “Transposição do Rio São Francisco e demais obras anexas, como as ramificações e recuperações de barragens e, ainda, as obras ambientais, devem ser discutidas de forma ampla para que uma realização de tamanha magnitude contemple todos, garantindo a finalidade da obra”. “As mudanças nos canais de ramificações devem ser amplamente discutidas e levadas a público para que possamos, como representantes do povo, analisarmos de maneira eficaz as necessidades e ensejos dos pernambucanos”.

Fonte: Magno Martins

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política

Topo