Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Segunda-Feira, dia 29 de Abril de 2024

Sertânia realiza trabalho de bloqueio para combate ao Aedes Aegypti 

Saúde

Sertânia realiza trabalho de bloqueio para combate ao Aedes Aegypti 

 

Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, o Governo Municipal de Sertânia continua com os trabalhos contra o Aedes Aegypti.  A Vigilância em Saúde tem realizado atividades que visam conter a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta semana a Prefeitura iniciou o serviço de borrifação e bloqueio.

A ação alcançou as comunidades com histórico de surtos e casos suspeitos, de acordo com o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa). O intuito principal é eliminar os criadouros e evitar uma futura epidemia no município das doenças causadas pelo mosquito. A atividade continua na próxima semana.

A principal iniciativa da Prefeitura para combater o Aedes Aegypti é a campanha educativa realizada através de vários meios. O mais importante deles é o trabalho porta a porta feito pelos Agentes de Combate a Endemias, que em suas visitas domiciliares orientam às pessoas sobre os cuidados que devem ter para eliminar os criadouros. Esses profissionais realizam, ainda, inspeção para identificar possíveis focos e colocam larvicida em reservatórios de água.

A ideia é que cada cidadão cuide da sua residência, já que mais de 90% dos focos do Aedes são encontrados dentro das casas.  Se o munícipe tiver qualquer dúvida sobre como eliminar o mosquito, deve procurar a Vigilância em Saúde, que fica na Avenida Agamenon Magalhães, ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). No local também é possível pegar o peixe GUP, que come a larva do Aedes.

As doenças transmitidas por esse mosquito, em geral, apresentam sintomas como febre, dor de cabeça e dor no corpo. Nestes casos, o primeiro passo é sempre buscar atendimento médico para se obter um diagnóstico assertivo e dar início ao tratamento adequado.

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Saúde

Topo