Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sábado, dia 27 de Abril de 2024

Secretaria de Saúde vai promover mutirão de cirurgias de catarata para 250 garanhuenses

Saúde

Secretaria de Saúde vai promover mutirão de cirurgias de catarata para 250 garanhuenses

Procedimentos acontecem ao longo do mês de novembro, e serão executados pela equipe da OftalmoPE

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou neste sábado (16), a triagem de pacientes para realização de um mutirão de cirurgias, que irá beneficiar garanhuenses a partir de 60 anos de idade e/ou com hipótese diagnóstica de catarata. Os procedimentos cirúrgicos vão acontecer ao longo do mês de novembro e serão executados pela equipe da Oftalmo PE, através de contrato com o município. A expectativa é de que cerca de 250 pessoas sejam beneficiadas com a iniciativa.

A secretária de Saúde, Catarina Tenório, acompanhou o primeiro dia de triagem em uma das clínicas especializadas; quando esteve acompanhada do presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Johny Albino; e do secretário-geral do Consórcio de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), Cayo Albino. “Este mutirão será muito importante para atender uma grande demanda de pacientes em Garanhuns. Cuidar bem das pessoas é uma das prioridades do Governo Municipal, e trabalhamos constantemente para isso, contando com todo apoio do prefeito Sivaldo Albino”, destaca a secretária.

Os exames laboratoriais e cardiológicos pré-operatórios, necessários para as cirurgias, serão realizados pelo município, nos laboratórios conveniados e no Centro de Especialidades Luís Lessa (Cell). Os demais exames pré-oculares acontecem na própria Oftalmo PE. Por meio da Central de Regulação, a Secretaria de Saúde traçou o perfil dos pacientes com necessidade de realizar este procedimento, que é considerado um tratamento de alto custo. Desta forma, todos pacientes são de uma demanda já existente, e que estavam sendo acompanhados pelas suas respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns
Fotos: Thomas Ravelly

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Saúde

Topo