Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Segunda-Feira, dia 29 de Abril de 2024

No Janeiro Branco, Funase promove ações sobre saúde mental junto a socioeducandas

Cidadania

No Janeiro Branco, Funase promove ações sobre saúde mental junto a socioeducandas

Programação, que se estenderá até o fim do mês em Casa de Semiliberdade no Recife, considera o contexto da pandemia

O Janeiro Branco é marcado por ações de reforço sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Considerando os impactos da pandemia da Covid-19 sobre as pessoas, as equipes da Casa de Semiliberdade (Casem) Santa Luzia, unidade vinculada à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) no Recife, estão propondo atividades a partir de abordagens multidisciplinares junto às adolescentes e jovens atendidas no local. A programação, que já teve duas rodas de diálogo, seguirá até o fim do mês.

Na primeira ação, foi promovido um momento de leitura sobre saúde mental e a pandemia, com condução do agente socioeducativo Renato Lourenço e participação de duas adolescentes. Na segunda atividade, três socioeducandas e a agente socioeducativa Adriana Maria participaram de um momento sobre gratidão, com condução da advogada Monica Ribeiro. Conforme exposto no diálogo, estudos indicam que listar razões para agradecer diminui a ansiedade, a agressividade e a depressão. À luz de uma técnica da Comunicação Não Violenta, as socioeducandas foram instigadas a elencar lembranças que despertaram gratidão em 2020.

Para a coordenadora-geral da Casem Santa Luzia, Edilene Lima, esse tipo de ação é de extrema importância, considerando o cenário de pandemia e o público em restrição de liberdade. “Essas atividades iniciais são motivadas pela campanha do Janeiro Branco, em que se destaca a saúde mental. Temos uma programação para este mês e também um planejamento para trabalhar diversos temas no decorrer do ano todo, por meio do trabalho dos agentes socioeducativos e da equipe técnica da unidade”, afirma.

Imagens: Divulgação

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cidadania

Topo