Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Segunda-Feira, dia 29 de Abril de 2024

Fundaj realiza o I Seminário do Pensamento Social Brasileiro – Por que (ainda) ler Casa-Grande & Senzala 90 anos depois?

Cultura

Fundaj realiza o I Seminário do Pensamento Social Brasileiro – Por que (ainda) ler Casa-Grande & Senzala 90 anos depois?

Seminário será realizado no Campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte

A Fundação Joaquim Nabuco marca os 90 anos de lançamento de Casa Grande & Senzala, do sociólogo Gilberto Freyre, fundador da Fundaj, com a realização do “I Seminário do Pensamento Social Brasileiro – Por que (ainda) ler Casa-Grande & Senzala 90 anos depois?”. Promovido pela Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj, o encontro será realizado no dia 29 de novembro, das 9h às 17h, na Sala Calouste Gulbenkian, no Campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte. Contará com palestras e conferências, além de exposição de edições da obra e lançamentos de livros dos conferencistas.

Com o Seminário, a Fundação se insere no debate da obra de Freyre, que segue sendo um dos autores brasileiros mais debatidos, complexos, contraditórios e antecipadores de estudos no Brasil. “Não tenho dúvidas em afirmar a importância de ‘Casa Grande & Senzala’ como uma obra seminal para a compreensão, senão do Brasil, como pretendia Gilberto Freyre, pelo menos da sociedade rural no contexto do Nordeste brasileiro. É inegável que o livro resulta de um esforço enorme de interpretação da nossa sociedade em um momento que ainda era de construção da própria ideia de nação, ou seja, os anos 1930”, ressalta o diretor da Dimeca, Túlio Velho Barreto.

Pesquisador e cientista político, Túlio Velho Barreto acrescenta que, por se tratar de uma obra original e, como ele disse, seminal, é importante que ainda seja discutida 90 anos depois. “O que devemos fazer de forma analítica e crítica para ressaltar seus vários achados e apontar eventuais equívocos ou imprecisões. O Seminário terá a participação de especialistas que atualizam o debate em torno de ‘Casa Grande & Senzala’ exatamente com tal propósito. Daí o título do Seminário indagar, e não afirmar, se ainda devemos lê-la ou não”, destaca o diretor da Dimeca.

Como autor incontornável, nas palavras do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, ler, conhecer e refletir acerca da obra de Gilberto Freyre é um exercício necessário, seja para apontar suas contribuições para a nossa historiografia ou pensamento social brasileiro seja para refutar, superar ou atualizar suas teses no tocante às questões raciais no Brasil.

Casa-Grande & Senzala já foi apontada pelo sociólogo e crítico literário Antonio Candido como uma das três obras fundamentais para compreender a formação do Brasil. Passadas quase nove décadas após o lançamento, a publicação foi eleita como a quinta obra mais importante escrita no e sobre o Brasil. Assim, tem mantido o seu status entre os cânones do pensamento social brasileiro, sendo uma das publicações mais traduzidas no exterior e reeditadas no Brasil. O Seminário é o primeiro de uma série que ocorrerá nos próximos anos sobre o pensamento social brasileiro.

Em cada edição, um pensador ou uma pensadora terá sua obra abordada por novos e experientes pesquisadores, como explica a pesquisadora da Fundaj Cibele Barbosa, do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco de Andrade (Cehibra). “Neste primeiro seminário, o tema está relacionado às comemorações dos 90 anos de Casa-Grande & Senzala, uma obra que suscitou debate desde sua publicação até os dias atuais, debates de diversas frentes, por diversos atores sociais, intelectuais, que discutiram essa obra”, comentou.

Historiadora, Cibele Barbosa venceu o Prêmio Gilberto Freyre 2020-2021, com o ensaio “Escrita histórica e geopolítica da raça: a recepção de Gilberto Freyre na França”. Ela explica a necessidade de conhecimento sobre a obra do sociólogo. “Casa-Grande & Senzala” gerou forte impacto no pensamento social da época desde sua publicação, uma obra que se destaca pelas várias contribuições do estudo da História, da Sociologia e da Antropologia. É uma obra polêmica e pautou por muito tempo os debates nacionais relacionados a questões sobre a formação social brasileira e questões raciais. A ideia é seguirmos aquilo que Silvio Almeida comentou. Ou seja, é preciso ler Freyre, não no sentido de concordar ou discordar, mas no sentido de conhecer para poder pensar sobre o que representou sua obra no Brasil e o que representa e, assim, construir um pensamento crítico”, destacou a pesquisadora.

Confira a programação do Seminário:

Manhã

9h Abertura e conferência

Conferencista: Jessé Souza (UFABC)

Coordenação: Túlio Velho Barreto (Fundaj)

10h30 às 12h – Mesa-redonda

A dimensão nacional da obra de Gilberto Freyre: O que houve de “novo” em Casa-Grande & Senzala?

Gleice Kelly Heitor (Inhotim): O museu antes do Museu: Inovações metodológicas em Casa-Grande & Senzala

Gustavo Mesquita (UnB)- Gilberto Freyre nos tempos de Vargas: região e raça no debate nacional

Coordenação: Anco Márcio Tenório (UFPE)

Tarde

14h30 às 16h – Mesa-redonda

A dimensão internacional da obra de Gilberto Freyre: geopolíticas de além-mar

Cibele Barbosa (Fundaj) – Casa-Grande & Senzala em tempos de colonialismos e pós-guerra. A internacionalização de uma ideia de Brasil.

Luiz Feldman (Ministério das Relações Exteriores) – Mar afora: geografias ultramarinas no pensamento de Freyre e Nabuco

Coordenação: Josias Vicente de Paula (UFRPE)

16h – Conferência de Encerramento

Conferencista: Luiz Felipe de Alencastro (Sorbonne e FGV)

Coordenação: Cibele Barbosa (Fundaj)

17h – Lançamentos de livros e sessões de autógrafos

Serviço:

I Seminário do Pensamento Social Brasileiro – Por que (ainda) ler Casa-Grande & Senzala 90 anos depois?

29 de novembro de 2023

9h às 17h

Sala Calouste Gulbenkian

Campus Gilberto Freyre

Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte

Recife – PE

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cultura

Topo