Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Quinta-Feira, dia 02 de Maio de 2024

Fundação Terra realiza curso para pessoas em situação de rua no Recife

Cidadania

Fundação Terra realiza curso para pessoas em situação de rua no Recife

Curso será realizado no Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), de 4 a 8 de fevereiro, das 8h às 16h

Tirar pessoas em situação de rua e incluí-las na sociedade é a principal missão do Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), no Centro do Recife, projeto da Fundação Terra que oferece assistência e acesso a direitos sociais. Sendo assim, a instituição social de Padre Airton Freire, em parceria com a Tintas Iquine, irá oferecer um curso de pintura imobiliária para pessoas em situação de vulnerabilidade, de 4 a 8 de fevereiro, das 8h às 16h, na casa anexa à Igreja do Pátio da Santa Cruz, no bairro da Boa Vista.

Todas as pessoas 18 atendidas pelo C Amor já foram escolhidas para participar da capacitação. “Assim que o curso for concluído, todos ganharão certificados e estarão aptos a trabalhar na área”, afirma Fernanda Carneiro, voluntária e coordenadora do projeto.

As aulas terão duração de quatro dias, sendo duas de aulas teóricas e duas de aulas práticas. “Os alunos irão conhecer os diversos procedimentos de preparação de superfície e sistemas de pintura, aplicados para as superfícies de alvenaria, madeiras e metais. Vão também aprender a fazer um orçamento de pintura, sabendo calcular a quantidade das tintas e o valor de sua mão de obra”, explica Jorge Holanda, gerente de assistência técnica da Tintas Iquine.

O representante da indústria de tintas ressalta a importância da inclusão dessas pessoas em situação de rua na sociedade. “A Iquine entende que esse é um importante trabalho social e que teremos a oportunidade de oferecer essa qualificação profissional e, com isso, favorecer o retorno dessas pessoas ao mercado de trabalho, como autônomos ou empregados de empresas da construção civil”, conclui.

A Fundação Terra

Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a Fundação Terra surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão pernambucano, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Em 2016, foi aberto no Recife o C Amor, que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista. Há mais de 10 anos, as ações da instituição chegaram também a Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), onde está localizada na comunidade do Alto Alegre II. No Ceará, funciona a Creche Pleno Viver e o centro esportivo e cultural Renatu’s, com ações também na área de profissionalização.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cidadania

Topo