Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sábado, dia 27 de Abril de 2024

Estudantes de Petrolina vão para Brasília disputar o Torneio Nacional de Robótica

Educação

Estudantes de Petrolina vão para Brasília disputar o Torneio Nacional de Robótica

Estudantes do SESI Petrolina que formam a equipe Newgen Leaders vão embarcar, nesta semana, juntamente com outras oito equipes de Pernambuco, para disputar a etapa nacional do Torneio SESI de Robótica na modalidade FIRST Tech Challenge (FTC), que acontece de 15 a 18 de março, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília – DF.

Considerada a maior competição de robótica educacional do Brasil, o evento reunirá, na fase inicial, cerca de 245 equipes e mais de 2 mil estudantes de todo o País para competir em quatro modalidades: FIRST Lego League (FLL), FIRST Robotics Competition (FRC), FIRST Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools. Nesta temporada, crianças e adolescentes de 9 a 18 anos devem buscar soluções para desafios ligados à energia. Para isso, são aplicados conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para criação de projetos de inovação, além da construção e programação de robôs, que devem completar missões.

Da Rede SESI de Educação de Pernambuco disputarão na modalidade FLL as equipes Cyberbot (Moreno) e Gadget (Goiana), além da Visão-Elétronsbot, do Colégio Visão (Recife). Já na modalidade FTC, além da Newgen Leaders, também disputam as equipes Rev Atom (Ibura), Unity Sunset (Escada) e Codetech (Cabo de Santo Agostinho). A FRC terá a equipe North Lions (Ibura) e, este ano, a modalidade conta com o apoio do SENAI-PE, com treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica. Já na F1 in Schools, competirá a equipe GRT (Goiana).

Para a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, a competição de robótica mostra o impacto da metodologia de ensino STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Design e Matemática) na formação pessoal e acadêmica dos jovens, além de ser um momento de diversão. “Além disso, os estudantes adquirem diversas virtudes com a Robótica e acabam desenvolvendo outras habilidades importantes para a vida pessoal e para o mercado de trabalho”, pontua.

Após conquistar, na etapa regional, o Champions Award, maior premiação da Modalidade FLL e que classificou o time para o nacional, um dos técnicos da equipe Cyberbot, Marcelo Costa está animado para a próxima fase, mas conta que dará o melhor para que o time seja classificado para o mundial, que acontece no próximo mês de abril, em Houston, nos Estados Unidos. “Vamos representar Pernambuco agora na etapa nacional, mas vamos arregaçar as mangas para tentar representar o Brasil no internacional”, garante o técnico.

SERVIÇO

Torneio SESI de Robótica – Etapa Nacional

Data: 15 a 18 de março

Local: Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília/DF

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação

Topo