Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Domingo, dia 28 de Abril de 2024

Em Arcoverde, Paulo Câmara abre Fórum Estadual de Políticas para Mulheres

Cidades

Em Arcoverde, Paulo Câmara abre Fórum Estadual de Políticas para Mulheres

Governador também anunciou diversas ações do Plano Retomada para a região. Entre elas, melhorias no Hospital Regional Ruy de Barros Correia

ARCOVERDE – O governador Paulo Câmara comandou, na manhã desta sexta-feira (20.05), a abertura do Fórum Estadual de Gestoras dos Organismos Municipais de Políticas para Mulheres, no município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó. O evento, realizado pela Secretaria Estadual da Mulher, em parceria com a prefeitura, discutiu os avanços e desafios da implementação de ações públicas de gênero em Pernambuco ao longo dos 15 anos de existência desta pasta.

“Mais do que nunca, é momento de enaltecer a força feminina na sociedade e consolidar esse movimento também aqui no interior do Estado. Hoje é uma oportunidade valiosa para reafirmar que essa luta é de todos e todas, homens e mulheres, governo e sociedade civil, em todos os municípios e em todos os Estados do Brasil”, afirmou Paulo Câmara.

A ação reuniu representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres, dos poderes Legislativo e Executivo local e estadual, Gerências Regionais de Educação e Saúde (GRE/GERE), trabalhadoras rurais e da Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe.  Ao término, foi entregue um documento à secretária da Mulher, Ana Elisa Sobreira, sugerindo ações estratégicas para atender demandas desse público em suas regiões, de forma descentralizada e conjunta com os territórios. “Iniciativas como essa refletem diretamente no atendimento e acolhimento às mulheres em suas especificidades e, principalmente, no formato de ação que realizamos localmente”, observou a secretária.

Ainda em Arcoverde, o governador esteve no Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), onde entregou um novo tomógrafo para exames de imagem e uma ambulância de suporte avançado, que contou com um aporte de R$ 263 mil. Além de conferir a revitalização finalizada da unidade de urgência e emergência geral, que conta, atualmente, com 54 leitos de observação, Paulo Câmara também autorizou a ampliação da UTI geral adulto, que vai passar de seis para dez leitos e deve ser entregue à população até novembro deste ano.

Na área de infraestrutura hídrica, foi assinado convênio com a prefeitura para implantação de rede coletora de esgoto no bairro Veraneio, orçada em R$ 850 mil, uma parceria que vai beneficiar 700 famílias. Também será construída uma estação elevatória, que bombeará os efluentes para a Estação de Tratamento de Esgoto Cohab 2, já em funcionamento na cidade. A expectativa é que a obra seja entregue em dezembro de 2022, beneficiando 2,5 mil pessoas. O governador visitou ainda a Casa Verde, um espaço da Compesa voltado para a educação socioambiental. A unidade passou por melhorias na estrutura e nas instalações físicas.

Com o objetivo de garantir a inclusão social e o fortalecimento comunitário, Paulo Câmara assinou uma ordem de serviço para instalação do Compaz Arcoverde, que atenderá cerca de 10 mil pessoas na região. A edificação, com cerca de 3.300 m² de área construída, contará com uma biblioteca e uma Unidade de Tecnologia – UTEC, além de dojô, salas de música, dança, atendimento social e cursos profissionalizantes, cozinha escola, auditório para 106 pessoas,  área de eventos, playground, academia, pista para caminhada e piscina semiolímpica.

Encerrando sua passagem por Arcoverde, o governador visitou o Santuário da Divina Misericórdia, acompanhado do padre Adilson Simões, e também a Fundação Terra, onde foi recebido pelo superintendente do instituto, Wellington Santana.

Acompanharam a comitiva os secretários estaduais Fernandha Batista (Infraestrutura e Recursos Hídricos) e Tomé Franca (Desenvolvimento Urbano e Habitação); os presidentes da Compesa, Manuela Marinho, e da Perpart, Nilton Mota; os deputados federais Danilo Cabral, Gonzaga Patriota, Fernando Monteiro e Raul Henry e os deputados estaduais Rodrigo Novaes, Waldemar Borges, Teresa Leitão e Gleide Ângelo. Também estiveram presentes o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, e outros prefeitos e vereadores da região.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cidades

Topo