Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Segunda-Feira, dia 29 de Abril de 2024

Arcoverde vai realizar o 1° Fórum Comunitário rumo ao Selo UNICEF 2021-2024

Cidades

Arcoverde vai realizar o 1° Fórum Comunitário rumo ao Selo UNICEF 2021-2024

No próximo dia 24 de março (quinta-feira), acontece em Arcoverde a partir das 13h, na Escola Técnica Estadual – ETE Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, a realização do 1° Fórum Comunitário do município, rumo ao Selo UNICEF 2021-2024. A iniciativa, que é aberta ao público interessado em participar, visa apresentar e validar um rápido diagnóstico da situação da infância e da adolescência na cidade, além de aprovar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes.

O 1° Fórum Comunitário será composto por momentos de planejamento participativo, além da troca de informações e diálogos entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. A sua realização é de caráter obrigatório para a certificação do Selo UNICEF e nela, a comunidade poderá analisar a situação local das crianças e dos adolescentes, definir ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência e monitorar e avaliar o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas à melhoria das condições de vida da população na faixa etária de zero aos 18 anos incompletos.

No Fórum, a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA poderão usar a linha de base dos indicadores do Eixo de Impacto Social enviada pelo UNICEF, assim como outras informações disponíveis, para identificar quais são as principais violações dos direitos de crianças e adolescentes no município.

Já a proposta do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes terá por base discussões conduzidas pelo CMDCA anteriormente ao Fórum, nas prioridades da gestão municipal e nos resultados sistêmicos propostos pelo UNICEF. Neste 1° Fórum, o Plano será analisado, debatido, ajustado e aprovado pelos participantes.

Como objetivos, o 1° Fórum Comunitário de Arcoverde agrega: Envolver a comunidade para identificar os principais problemas relativos à situação das crianças e adolescentes do município, com base nos indicadores sociais e no diagnóstico participativo; Discutir sobre as causas destes problemas e sobre como os resultados sistêmicos propostos no Selo UNICEF podem contribuir para resolvê-los; Definir como alcançar todos os resultados sistêmicos do Selo UNICEF para melhorar os indicadores sociais do município; Apresentar o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes, elaborado pelo NUCA, e garantir que estas ações façam parte do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes; Revisar e validar, de forma participativa, o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, que será executado ao longo desta edição no Selo UNICEF; Apresentar à população o Articulador ou a Articuladora Municipal do Selo UNICEF, os membros da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência e o Mobilizador ou a Mobilizadora de Adolescentes, da Assistência Social; da Educação e da Saúde.

Em 2020, Arcoverde recebeu pela quinta vez consecutiva o certificado por sua participação no Selo UNICEF, na edição 2017-2020, atingindo excelentes índices na avaliação realizada em todo o Brasil pela referida iniciativa.

Arte: Robson Lima

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cidades

Topo