Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Segunda-Feira, dia 20 de Maio de 2024

A volta de Helton & Vertin ao palco principal do São João de Arcoverde com show do álbum “Artista”

Cultura

A volta de Helton & Vertin ao palco principal do São João de Arcoverde com show do álbum “Artista”

A dupla Helton & Vertin, conhecida como os irmãos Moura, voltará ao palco principal do São João de Arcoverde, nesta quarta-feira (22/06), às 20h, para apresentar o show “Artista”, álbum mais recente lançado por eles em janeiro de 2021. O retorno dos Moura à cidade do Sertão de Pernambuco é pra lá de especial. Há toda uma mística porque ambos fazem parte de uma geração de artistas de Arcoverde – Helton nasceu lá; Vertin é natural de Juazeiro/BA e radicado no município pernambucano.

Em 2012, Helton e Vertin estiveram juntos no palco principal dos festejos juninos de Arcoverde com “Helton Moura e o Cambaio”. Na ocasião, Vertin era um dos integrantes da banda. Dez anos depois, eles farão a primeira apresentação da dupla com público. Rock, balada, frevo, ijexá medieval, axé, toré, música erudita/clássica acompanham a sonoridade diversa da dupla juntamente com a banda, que estará presente no show.

“A nossa poesia que versa sobre o cotidiano da sociedade no álbum autoral ‘Artista’ será falada e cantada para o povo pernambucano, de todo o Brasil e do mundo. A gente traz sotaques e vozes do sertão brasileiro. A dupla está sendo lançada na cidade que é a nossa casa, mostrando o compromisso histórico com a música brasileira”, ressalta Vertin Moura.

Para os irmãos, o álbum “Artista” representa o reencontro de suas trajetórias que, mesmo com caminhos diferentes, sempre estiveram profundamente ligadas.

“Esse álbum tem muito de um retorno à casa por conta de tudo que estamos vivendo nos últimos anos, sobretudo desde 2020. Nas canções exploramos uma narrativa poética repleta de filosofias, questões existenciais, sentimentos humanos e inquietações sociais que vão além do território e desaguam numa verve cosmopolita de ser, dizer e viver sua arte”, comenta Helton Moura.

Difusão

Após o lançamento nas plataformas digitais, o álbum foi apresentado em formato live-show na Estação da Cultura, em Arcoverde, em março do ano passado. O mesmo material foi reproduzido no Festival Internacional Cartonera 2, em março de 2021, e pela TV Pernambuco no programa “Amplifica”, em maio de 2021. O disco também esteve entre os selecionados do 11° Prêmio da Música de Pernambuco, realizado em abril deste ano.

Carreiras

Os Moura são considerados multiartistas. Helton tem uma carreira recheada de vivências artísticas. Em seu currículo musical, com 20 anos de extensão, “Helton Moura e o Cambaio” é o primeiro álbum lançado, em 2011. No ano de 2017, lançou dois trabalhos nas plataformas digitais: “EP Círculo” e “Círculo – ao vivo”. Como ator, reúne apresentações no espetáculo teatral “Federika: o Arlequim Guerrilheiro”, de Jomard Muniz de Britto, e no recital de lançamento do premiado livro “Geografia íntima do deserto”, de Micheliny Verunschk. Ele ainda montou a performance “O observador e nada”, além de respirar o cinema, protagonizando o premiado curta “Tá moco, é?”, de Daniel Monteiro, exibido no Cinema São Luiz no Festival de Vídeo do Recife em 2010.

Vertin iniciou a trajetória artística nos anos 2000, no Teatro da Estação da Cultura (Arcoverde). Em sua estreia na música, fez parceria com irmão na banda “Helton Moura e o Cambaio”. Até virar ator, vivenciou experiências com grupos musicais contemporâneos. Em 2020, como ator, foi protagonista do longa aclamado pela crítica especializada “Sertânia” (2019), dirigido por Geraldo Sarno. Já atuou também em peças de teatro, filmes e séries, como “Big Jato” (direção de Cláudio Assis), em 2015, 2ª temporada da série “3%” (Netflix), no ano de 2018, e “Marighella” (de Wagner Moura), de 2019. No cinema, recebeu prêmios na categoria de “melhor ator” no Festival Guarnicê de Cinema 2020, no Festival Cine Jardim (2021) e no Brazinterma (2021). Em março de 2021, estreou como diretor de cinema com o curta-metragem experimental “Histórias que se cruzam”, exibido no 2º Cine Arcoverde. Atualmente, ele está participando do elenco da nova série da Amazon produzida no Brasil “Cangaço Novo”.

Serviço

Helton & Vertin no São João de Arcoverde/PE

Data: 22/06/2022 (quarta-feira)

Horário: 20h

Entrada: gratuita

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cultura

Topo