Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Segunda-Feira, dia 29 de Abril de 2024

A Pesquisa IPEC, o crescimento do nome da ex-prefeita Madalena e a força da oposição em Arcoverde

Política

A Pesquisa IPEC, o crescimento do nome da ex-prefeita Madalena e a força da oposição em Arcoverde

Por: Émerson Thiago

Apesar da liderança da pesquisa IPEC anunciada no sábado, dia 07, pela Rádio Independente FM, ser do ex-prefeito Zeca Cavalcanti, do Podemos, a ex-prefeita Madalena Britto teria sido o nome que mais saiu fortalecido. Se for feito um comparativo com o último levantamento feito e divulgado pelo Instituto Múltipla no site do Nill Junior, no começo de agosto, o nome que mais teve evolução positiva nos últimos dois meses foi o da ex-prefeita do PSB, como mesmo atestou o estatístico Edvaldo Silvestre ao comentar os novos números.

No cenário agora de outubro, de acordo com os dados levantados pelo IPEC nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a ex-prefeita Madalena Britto teria ganhado terreno de mais nove pontos percentuais. Enquanto o ex-prefeito teria estagnado nos 43% de intenções de voto quando se coloca apenas três nomes – Zeca, Madalena e Wellington -, Madalena saltou de 23% na pesquisa Múltipla de 2 de agosto para 32% na do IPEC em 1º de outubro. Nos mesmos cenários, o atual prefeito Wellington cai de 15% para 13%.

A ex-prefeita também registrou crescimento numérico e de percentual quando a disputa é direta com o atual prefeito. Na pesquisa Múltipla do começo de agosto, ela aparecia com 47% das intenções de voto contra 21% de Wellington. Passados dois meses, Madalena aparece na pesquisa do IPEC com 56% e Wellington com apenas 18%. Já a soma de brancos, nulos, não quiseram ou não souberam informar cai de 31% para 26%. Ou seja, a ex-prefeita começou a conquistar os votos que seriam do atual prefeito, como quem está pegando de volta o que lhe deu.

A prova do crescimento do nome de Madalena foi comprovada quando na avaliação administrativa feita pelo IPEC, os pesquisados atestaram que o governo da ex-prefeita foi melhor do que o atual. Quando perguntado se o governo do atual prefeito Wellington Maciel era melhor, igual ou pior que o da ex-prefeita, os resultados revelaram que a população sente saudade do governo Madalena. Para 53% dos entrevistados o governo de Wellington é pior. Apenas 21% disse que era igual ao de Madalena e só 19% disseram ser melhor. Outros 7% não quiseram opinar.

Embora o ideal seja comparar pesquisas do mesmo instituto, o crescimento do nome da ex-prefeita pode ser sentido quando se confronta os dois levantamentos estatísticos, assim como quando se anda pela cidade e por sua movimentação nas redes sociais, palco moderno das campanhas e pré-campanhas políticas.

Olhando outro pormenor da pesquisa, há de se constatar que, os dois grandes nomes da oposição juntos, Madalena e Zeca, somam 75% das intenções de votos contra apenas 13% do atual prefeito Wellington Maciel. Os números demonstram, primeiro, que a população de Arcoverde está, hoje, determinada a não dar nova chance ao prefeito como 75% disse na pesquisa e que, se concretizar uma união dos dois ex-prefeitos, a eleição em Arcoverde que poderia ser um clássico se tornaria um passeio. O resultado disso também pode ser visto quando dos cruzamentos entre os principais nomes, quando tanto Zeca, como Madalena, batem o atual prefeito com folga. Por tanto, a pesquisa IPEC revela que o fiel da balança nas eleições de 2024 em Arcoverde é a própria rejeição, altíssima, do atual prefeito, e que a oposição nunca esteve tão forte.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política

Topo